Monday, April 9, 2007

Before the Sunset

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
.

(Da BSO do filme)
.
Absolutamente fantástico.
Que explosão de cor – de detalhes. Fome de loucura, de paixão, de romance, não [só] por alguém, mas na/pela vida. Talvez por isso goste tanto deste filme, sempre que o vejo e revejo, é um hino aos pequenos pormenores de tudo o que é bonito, a tudo o que a vida devia ser, como gostava que fosse. Nem tudo é perfeito, nem deve ser e sou feliz por se conceber assim, nessa epopeia de coisas estranhas, novas e velhas, boas e más. Mas justamente por isso, mesmo que contida num pano de fundo mais pálido, o desenho pode ter sempre todas as cores com que o desejarmos pintar. O mundo é um lugar de oportunidades e de encontros, fortuitos, alguns, deliberados, outros, mas todos importantes, no seu espaço, no seu tempo e para os intervenientes que desencadeiam o vórtice.
Afinal, na casualidade existente entre um nascer e um por do sol, tudo pode acontecer, pelas ruas transbordantes de Veneza, num café de paris, ou até mesmo aqui, dentro dum olhar sobre Lisboa.
.
.
“Sou obcecada em pequenas coisas. Talvez seja tola, mas quando era pequena, a minha mãe dizia-me que eu chegava sempre atrasada à escola, e um dia seguiu-me, para perceber porquê. Disse-me que eu ficava a ver as nozes a cair das árvores, a rolar no passeio, as formigas a atravessar a estrada, a sombra de uma folha num tronco...pequenas coisas. Acho que é o mesmo com as pessoas. Vejo os pequenos pormenores, tão únicos, em cada uma delas, que me tocam e de que tenho e terei sempre saudades. Nunca podes substituir alguém porque toda a gente é feita de pequenos detalhes lindos e únicos. Como a tua barba, recordo-me como era ligeiramente ruiva no queixo, e de como o sol a fazia brilhar, naquela manhã, mesmo antes de te ires embora. Recordava isso e tinha saudades. Uma maluqueira, não é?” Celine in Before the Sunset (A não perder o filme anterior, Before the Sunrise)


6 comments:

MafaldaContestataria said...

Um dia disseram-me: “só os artistas perdem tempo…”
É verdade. Só os artistas, como tu, têm a capacidade de parar…
para reparar, olhar, observar e contemplar, os mais pequenos pormenores da vida e do mundo.
Só eles têm a capacidade de se apaixonar, vezes e vezes sem conta, por tudo, por todos… e de nos fazerem apaixonar (através deles, por eles), pelo seu, nosso mundo…
E tudo fica mais belo…

Obrigada pela inspiração.
Beijinhos grandes ***

Satya said...

Obrigada, QuinoG, mas não sou nenhuma artista, ou sou-o tanto como qualquer um de nós. E como tal, todos temos capacidade de parar, de olhar em volta, de ser alvo de paixão, e de nos apaixonarmos. =)

Mr. Phonic said...

Fiquei muito curioso com o teu comentário. Vou ver se consigo ver em breve. Ontem fui ver o Ultimo Rei Da Escócia, brilhante!!

Beijinho bom

Anonymous said...

Será possivel q te tenha visto em Beja?! Estavas de saia reparei na tua perna, fizeste uma tatuagem??!? Provavelmente foi uma miragem. Lol. E que belo oásis! LOOOL!
Bj gaja
Filipa

Satya said...

Lol. Parva! Sim, é bem possivel! Eu passei por la este fds. PORQUE não mandaste msg?! Ou então, pq nao foste tao cara podre cm sempre e nao foste la ver se era eu? 0.o E não era uma tatuagem, foi o meu primo pequenino que achou que a minha perna ficava mais bonita com uns picassos. lol. Supostamente, era um coelhinho da pascoa. ^^

Anonymous said...

opa... quero outro post!