Friday, June 15, 2007

| metamorfose |

Tenho escrito sobre a noite, sobre o que ela me faz sentir e de como reflecte o que sinto.
Tenho escrito de noite, sobre a noite.
Tenho tido tempo e não tenho tido tempo nenhum. Tenho-me desdobrado, tenho tentado controlá-lo. Não tenho controlado nada.
Passou o tempo dos minutos, das horas e dos dias nos dias e tenho escrito, mas não tenho escrito nada.
Tenho ouvido, não tenho escutado, tenho olhado mas não tenho visto, tenho tocado com falta de tacto, tenho ignorado, tenho evitado, tenho calado.
Tenho feito tudo e de tudo, nada se tem construído.
Tenho sido assim, aos bocadinhos, aos empurrões, sem vontade, discreta e sossegadamente…
Mas hoje não!
Hoje escutei e vi, hoje li e soube-me bem. Hoje ouvi musica, a que eu quis, hoje ri com vontade e dormi pouco, mas dormi bem, dormi na cama.
Hoje o dia esteve cinzento, mas hoje, comecei a metamorfose.
14 de Junho (5ª)
20:45

6 comments:

Anonymous said...

"(..)é no início que o fim traz que elas se curam."

Se "(...) o chão deste mundo é o tecto de um mundo mais por baixo." então, o tecto deste mundo é, também, o chão de um mundo mais por cima, não? Eu acho que é tudo uma questão de escadas.

"Tenho tido tempo e não tenho tido tempo nenhum." (Humpf... agora lembrei-me do meu mestre que dizia que as pessoas com demasiado tempo livre é que dizem nunca ter tempo para nada.)

Pelo que vejo aqui, tens escrito e não é nada.

Ás vezes a "não construção" consegue, por si, ser uma construção.

"Hoje" é o mais importante. É o que está a ser vivido, é o que vale a pena viver.

Quando poder, quero te dar um abraço.

Dormir na cama sabe bem.
Aquece.

Beijos*
p.s.- os dias têm sabido a domingo.
Hoje sinto falta daquela humidade salgada que se sente no meu reino em dias assim. Desagradavel. Penetrante.

Kai Mia Mera said...

O que se pode dizer quando andamos em processo de metamorfose, não será que é uma constante da vida? Não será desse modo que vamos percebendo o "mundo onírico" para que possamos caminhar, ver e sentir?

Isto tudo para te dizer, e em tom de piada, que tenhas cuidado para não te tornares como o Gregor, num bicharoco de carapaça … ou de uma outra personagem saída dos contos de Marie Darrieussecq.
Bom, tb se isso acontecer, agora falando num tom mais conceptual, que seja para teu bem e que construas, devagarinho ou não, ao menos que vá de encontro ao ritmo que te é característico, para que possas dizer “ (…) e saberei que sou eu: olhando à volta/ ver-me-ei no meio da multidão. Em cada nova manhã/ sairei para a rua em busca das cores.”*
Penso que Pavese, no seu poema “ Mania da solidão” consegue retratar, de alguma maneira, esse estado ou estádio da vida, dizendo: “ Cada coisa está isolada ante os meus sentidos, / que a aceita impassível: um ciclo de silêncio. / Cada coisa na escuridão posso sabê-la, / como sei que o meu sangue circula nas veias. / A planura é água que escorre entre a erva, / um jantar de todas as coisas. Cada planta e cada pedra/ vivem imóveis. Escuto os alimentos e eles alimentam-me as veias/ com todas as coisas que vivem nesta planura. / A noite importa pouco. O rectângulo de céu/ sussurra-me todos os fragores (…) Aqui nos escuro, sozinho, / o meu corpo está tranquilo e sente-se soberano.”

Beijinho, beijinho

*Cesare Pavese em “Agonia”

Anonymous said...

Os processos de metamorfose, não costumam ser faceis, mas são necessários, importantes e no final do processo, um ganho, sempre.
Como tu costumavas dizer, "Ninguem cresce sem dor", assim sendo, tu própria és um reflexo dessa experiência e deves saber aprender com ela.
Em mim tens sempre a amizade e o apoio incondicional de quem te adora, em qualquer momento, por qualquer motivo, em cada processo da vida. Acabei de te dizer isto ao telefone, ms como ainda nao tinha visto o post, reforço: Tens sido uma inspiração para mim e tem sido um orgulho acompanhar-te, és verdadeiramente única! (e quando te digo que és uma pessoa única, não o digo no sentido mais curriqueiro, claro que todos o somos, mas tu és realmente uma pessoa especial).
Beijo enorme
Ps: Não te esqueças que, ser-se frágil, não é o mesmo que ser-se fraco!

Kai Mia Mera said...

É bem verdade que ser-se frágil n é, nem nunca será associado à fraqueza. Como te disse ontem tens que te permitir a sentir todo o tipo de coisas, para que assim possas avançar. Mas não te deixes cegar pela dor, que por vezes é muita e bloqueia as nossas acções!
És uma toininha muito forte, que sabe o que é e como se aprende e cresce nas mais diversas situações, não deixes nunca de acreditar em ti, eu acredito em ti e GMDT, sabes bem disso!

Ontem como me esqueci de to dizer ao tlf ou mesmo aqui neste post, tens todo o meu apoio e um ombro amigo sempre disponível para tudo o que for necessário. Penso que está subentendido nas minhas acções, apenas o quero reforçar. Porque nestas alturas os amigos são o nosso pilar mais importante

Beijinho com abraço

Satya said...

Sem comentarios, aos comentarios dos 3...
Cada um sabe o que penso, sinto. portanto, hj sou eu que me fico sem as palavras! =)

Anonymous said...

É bom saber k a metamorfose começou e espero pelo resultado da transformaçao :P

PS. Metamorfose é muito organico devia ser algo tipo upgrade