Sunday, June 17, 2007

O motivo pelo qual eu gosto de psicologia e resolvi seguir esse caminho é, talvez, menos obvio para mim de vez em quando. Outras vezes, como agora, enquanto estudo para uma frequência, torna-se claro porque não poderia ser qualquer outra coisa.
Já me tinha esquecido como este senhor me fascina e de como sabe fazer da psicologia um mundo tão mais interessante e menos rebuscado...
.
"Como quase tudo o que subjectivamente nos comanda são desejos e crenças, se agora me perguntassem se acredito em alguma coisa, responderia que sim: no amor e no progresso. Sem sombra de mentira! A minha fé é no Homem.
E se quero algum poder? Sim: o de ser ouvido quando peço a atenção. É só esse, em suma, o que toda a gente quer - do nascimento à morte.
Tão simples como isto: que tenhamos o direito a existir - cá fora e na mente de quem gostamos. Isso não é mentira; é toda a verdade e só verdade."
.
Coimbra de Matos in "O poder da mentira e a mentira do poder"
.
Não se trata de uma tentativa de "poetização", mas de uma forma menos sintética e minimalista de falar em patologia, quando acima de tudo, os patológicos, são pessoas.
Poucos, além de Coimbra de Matos falam em amor, em vez de doença; cuidam em vez de tratar; são imunes, sem deixar de ser humanos.

3 comments:

Kai Mia Mera said...

Fiquei enternecida com este post!
Identifico-me em parte, pois é sempre bom termos contacto com pessoas \ profissionais que para além das definições académicas conseguem olhar mais além e ver a dimensão humana em toda a sua plenitude! Irias gostar muito de conhecer o Drº T., talvez na tua longa carreira isso venha a acontecer!

Beijinhos

Anonymous said...

Sabes, quase me arrependo, mesmo, quando leio isto :)
Sabe bem o sabor da psicologia, quando vem de ti.Neste caso Dele também. de qualquer forma em ti vejo-lhe o brilho ^^.

Existem pessoas, assim, que cativam, que transpiram humanismo, atrai. Simplifica. Torna mais real, quase palpável.

"(...)os meus oculos de sol que levo pra chorar uhuh sem ninguém ver(..) pois eu sei que te hei-de encontrar taalvez deitado à beira mar, com outra ao lado e eu vou passar a tarde a chorar(...)" lalalala

beijo beijo*

Anonymous said...

Esse grande senhor (que eu só conheço de fama)...por quem eu sei k tens uma crush! Lol. Isto lembrou-me uma conversa que tivemos no primeiro semestre sobre o dito cujo. Lembras-te? Tu disseste qualquer coisa do genero: "Ai a sério, só m apetece saltar da cadeira e ir apertar-lhe as bochechas qdo ele se ri e mostra aquele espacinho entre os dentes depois de dizer algo brilhante numa simplicidade única. Filipa, tou apaixonada pela cabeça daquele avozinho... Tenho saudades do meu avô." LOLOLOL. Sim, dear jo, é verdade, eu fiquei tao chocada que ainda me lembro! :D
Tou a brincar, coimbra de matos é só o professor mais catedrático da nossa uni e dos melhores do nosso país, é natural que te fascine (ao ponto de teres fotos dos livros dele no Hi5 =| cof cof).
Beijo